Ponto de equilíbrio | Saiba a partir de quando a empresa começa a ter lucro

É possível o empresário saber a partir do qual dia do mês o seu negócio começa a ter lucro?

É bem sabido que as empresas iniciam o mês com prejuízo e, num determinado momento, passam a ter lucro. Contudo, existem empresas que iniciam e terminam o mês com prejuízo. E, por incrível que pareça, isso acontece, em muitos casos, sem o conhecimento e o controle do empresário. Pior que ter prejuízo, é tê-lo sem saber de onde ele vem.

Existem no mercado ferramentas que podem detectar essas situações. Uma delas, bem adequada à geração de lucros, é o Fluxo de Caixa.

O Fluxo de Caixa permite planejar, organizar, controlar e dirigir os recursos financeiros de sua empresa por um determinado período. Através desta ferramenta é possível verificar se a empresa tem condições de cumprir seus compromissos financeiros, pagar seus fornecedores e os demais credores e continuar seus negócios.

Como o dinheiro é mais concreto do que o lucro, muitas vezes, por uma desatenção do gestor, ele passa a se preocupar mais com o caixa (situação financeira) e se esquece do lucro (situação econômica).

Uma empresa voltada à lucratividade enxerga o ponto de equilíbrio e conseqüentemente o lucro. O ponto de equilíbrio é exatamente isso, o "ponto" em que a empresa, no geral, começa a ter lucro.

Outra ferramenta importante a ser utilizada pelo gestor é o conhecimento e o controle do ponto de equilíbrio.

No momento em que a empresa atinge o ponto de equilíbrio, ela conseguiu pagar todos os custos. O ponto de equilíbrio é o ponto "zero", do equilíbrio entre as receitas e despesas. A partir daí, a empresa passa a ter lucro.

Caixa x Lucratividade

Supondo que determinada empresa pague $ 1.000 de aluguel por mês, e que tenha o potencial de venda de $ 1.000 por dia, tendo como custo da mercadoria estimado em $ 900 e o lucro de $ 100 (10%):

numa visão voltada para o caixa (situação financeira) diremos que no primeiro dia do mês a empresa faturou o suficiente para pagar o valor do aluguel;

numa visão voltada para a lucratividade (situação econômica) diremos que precisaremos de 10 dias de faturamento para pagar o aluguel, ou seja, $ 100 de lucro por dia, multiplicado por 10 dias de faturamento, igual a $ 1.000 de lucro, valor necessário para pagar o aluguel.

Esta última visão é a correta. O que paga as despesas não é o faturamento e sim o “lucro”. Serão necessários 10 dias de faturamento para gerar o lucro suficiente para pagar a despesa de aluguel, ou seja, atingir o ponto de equilíbrio.

Últimas Notícias

Vendas de novos veículos aumentaram em 17,4%, afirma Fenabrave

Os emplacamentos de veículos no Brasil apresentaram uma significativa alta em abril, sinalizando um forte movimento de recuperaç&atil [...]

Saiba mais   

Inadimplência impacta um em cada quatro pequenos negócios no Brasil

A inadimplência atinge um em cada quatro pequenos negócios no país e as dívidas em atraso representam, no mínimo, [...]

Saiba mais   

Governo prepara linha de crédito para famílias no Rio Grande do Sul

As famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul poderão receber uma linha de crédito especial para a reconstru&ccedi [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias