Comodato - Móveis Residenciais - Prazo Determinado

COMODATO DE MÓVEIS RESIDENCIAIS DE PRAZO DETERMINADO

(Comodato de bens móveis inicialmente com prazo determinado e conforme as normas do Novo Código Civil)

 

IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES  

 

COMODANTE: (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (xxx), C.P.F. nº (xxx), residente e domiciliado na Rua (xxx), nº (xxx), bairro (xxx), Cep (xxx), Cidade (xxx), no Estado (xxx);

 

COMODATÁRIO: (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (xxx), C.P.F. nº (xxx), residente e domiciliado na Rua (xxx), nº (xxx), bairro (xxx), Cep (xxx), Cidade (xxx), no Estado (xxx).

 

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Comodato de Móveis Residenciais de Prazo Determinado, que se regerá pelas cláusulas seguintes e pelas condições descritas no presente.

 

DO OBJETO DO CONTRATO 

 

Cláusula 1ª. O presente contrato tem como OBJETO, a transferência, pelo COMODANTE ao COMODATÁRIO, dos direitos de uso e gozo dos móveis residenciais descritos a seguir: (xxx) (Descrever detalhadamente os móveis residenciais)1.

 

DA DEVOLUÇÃO 

 

Cláusula 2ª. O COMODATÁRIO deverá restituir os móveis ao COMODANTE nas mesmas condições em que estavam quando o recebeu, respondendo pelos danos ou prejuízos causados2.

 

DA MULTA 

 

Cláusula 3ª. O COMODATÁRIO pagará multa no valor de R$ (xxx) (Valor por extenso) para cada dia de atraso na entrega dos móveis.

 

DA RESCISÃO 

 

Cláusula 4ª. O descumprimento, pelos contratantes, do disposto nas presentes cláusulas ensejará a rescisão deste instrumento.

 

DA DURAÇÃO 

 

Cláusula 5ª. O presente Contrato terá o lapso temporal de validade de (xxx) meses, a iniciar-se no dia (xxx) e findar-se no dia (xxx), ao término desse periodo os móveis deverão ser devolvidos.

 

DO FORO 

 

Cláusula 6ª. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do CONTRATO, as partes elegem o foro da comarca de (xxx); 

 

Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

 

 

(Local, data e ano).

 

(Nome e assinatura do Comodante)

 

(Nome e assinatura do Comodatário)

 

(Nome, RG e assinatura da Testemunha 1)

 

(Nome, RG e assinatura da Testemunha 2) 

 

 

 Base legal:

 CÓDIGO CIVIL - CC (1916). - Arts. 1248, 1249, 1250, 1251, 1252, 1253, 1254 e 1255

 

 ________

 Nota:

 

 1. O Comodato rege-se pelo previsto nos Arts. 579 a 585, do Novo Código Civil.

 2. Art. 582, do Novo Código Civil.

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: 23/Janeiro/2026 – 6ª Feira

Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.

Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.

Obrigações do dia: COFINS.

Obrigações do dia: PIS/Pasep.

Últimas Notícias

Arrecadação federal cresce 3,65% em 2025 e bate recorde histórico

A arrecadação do governo federal cresceu 3,65% em termos reais em 2025, na comparação com o ano anterior, e somou R$ 2,88 trilhões, o maior valor d [...]

Saiba mais   

Consumo nos lares cresce 3,68% em 2025 e mantém ritmo elevado

O consumo nos lares brasileiros encerrou 2025 com crescimento de 3,68%, praticamente estável em relação a 2024, quando a alta foi de 3,72%. Os dado [...]

Saiba mais   

Exportações de carne bovina devem ficar estáveis em 2026, apesar de restrições da China

As exportações de carne bovina do Brasil deverão permanecer estáveis ??em 2026 em comparação com o ano passado, segundo a Abiec (Associaç [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias