Comportamento | Construindo a competência
Competência não pode ser entendida como estoque de conhecimento.
Os clientes selecionam produtos e serviços, procurando por algum diferencial. Isso significa que as organizações precisam conhecer seus clientes e também os meios e processos capazes de atender suas necessidades.
Como são os colaboradores que mantém um elo permanente e direto com os consumidores, obtendo preciosas informações sobre suas expectativas de satisfação ao adquirir um produto ou serviços, eles assumem importância decisiva na relação empresa-cliente.
Sem as pessoas, qualquer tecnologia ou processo, por mais inovadores que sejam, não funcionam.
Gestão de Competência
Buscando diferenciais no mercado, muitas empresas adotaram o modelo de gestão de Recursos Humanos por competência.
Para tanto, a empresa deve apoiar as inovações técnicas e administrativas, bem como a divulgação das melhores práticas entre todas as unidades da organização.
Afinal, o que é competência?
Atualmente, o conceito de competência está associado à pessoa e à organização.
A palavra competência surge da união de três fatores: conhecimento, habilidade e atitude.
O conhecimento é saber o que fazer, a habilidade é saber como fazer e a atitude é o querer fazer, 'colocar a mão na massa'.
Não adianta uma empresa recrutar o profissional correto, se não acompanhar seu desempenho.
A Gestão de Competências busca identificar e desenvolver as habilidades dos indivíduos.
Enfim, competência é a capacidade das pessoas gerarem resultados para as organizações em que atuam. E, também, a capacidade da própria organização garantir mercados atuais.
Fique sempre em dia!
Obrigações do dia: IPI | Imposto sobre Produtos Industrializados.
Obrigações do dia: COFINS.
Obrigações do dia: PIS/Pasep.
Últimas Notícias
IBOVESPA HOJE - IPCA-15; desoneração da folha; dividendos da Petrobras; balanços, com Hypera
Nesta sexta-feira (26), o mercado local monitora a prévia da inflação de abril calculada pelo Índice Nacional de Pre&cc [...]
Saiba maisConfiança da indústria do Brasil melhora em abril, mas apresenta sinais mistos; diz FGV
A confiança da indústria no Brasil apresentou melhora em abril, embora com sinais distintos entre indicadores de situaçã [...]
Saiba maisPrévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial no mês [...]
Saiba mais