Notifica gov.br: governo inicia operação-piloto com notificações sobre multas de trânsito

O Notifica gov.br, plataforma desenvolvida pelo governo para notificar cidadãos para facilitar e antecipar soluções de demandas de diversas áreas, já começou uma operação-piloto. Neste momento do projeto, motoristas com infrações de trânsito que ainda não quitaram os débitos começaram a receber mensagens pelo aplicativo gov.br, e-mail e SMS.

No momento, a iniciativa é para orientar sobre pagamentos de multas dentro do prazo e com descontos de até 40%.Em breve, outros serviços serão incluídos.

“Com o Notifica gov.br mudamos a lógica da comunicação entre o Estado e a população. Começamos a oferecer o serviço de forma antecipada. Queremos informar, alertar e ajudar o cidadão em sua relação com o Governo em diversas áreas como saúde, educação e trânsito, por exemplo”, explicou o Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz.

O desconto de até 40% sobre o valor da multa é válido até a data de vencimento, caso o usuário opte por não apresentar defesa prévia, nem recurso, reconhecendo ter cometido a infração.

Notifica gov.br

O Notifica gov.br é um serviço que desenvolve soluções personalizadas para os cidadãos e facilita o acesso aos serviços públicos. A nova forma de comunicação vai atingir os atuais 116 milhões de usuários do gov.br.

“Neste piloto fizemos o envio de mensagens a mais de 40 mil motoristas orientando sobre como obter o benefício de 40% de desconto em multas. Em breve, outros serviços serão incluídos. Nosso objetivo é diminuir a jornada do cidadão em busca de soluções, agilizar as respostas e também reduzir os custos por meio da digitalização dos serviços”, afirmou o secretário Fernando Coelho.

A plataforma foi desenvolvida por equipes da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com apoio da Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura.

O Notifica gov.br faz parte da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, que prevê a ampliação da notificação ao cidadão em, no mínimo, 25% dos serviços digitais.

Primeira fase da operação-piloto

Nesta primeira fase de testes do Notifica gov.br, as mensagens enviadas são destinadas aos condutores que ainda não aderiram ao Sistema Eletrônico de Notificações (SNE), disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito. O usuário que está cadastrado no SNE já recebe comunicado digitalmente sobre as notificações de autuação.
Fonte: Contábeis | 07/01/2022