Como saber se fui convocado para o novo pente-fino do INSS?

A partir de agosto o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará um novo pente-fino para mais de 170 mil segurados que recebem o auxílio-doença. O novo pente-fino com mais 732.586 convocações realizadas pela autarquia, que atualmente tem mais dois programas em andamento (revisão administrativa e revisão de rotina dos Benefícios de Prestação Continuada), informou o INSS.

Com relação aos beneficiários do auxílio-doença, o instituto está realizado a convocação daqueles que não realizaram a perícia médica há seis meses, de modo a evitar possíveis irregularidades na concessão do benefício, a revisão deve seguir até o mês de dezembro.

 

Como funciona a convocação para o pente-fino

A convocação ocorre de quatro maneiras, onde você pode usar essas informações a seu favor para realizar a consulta se foi ou não convocado para o novo pente-fino do INSS.

 

Pelo portal Meu INSS

O INSS avançou muito nos últimos anos e já está quase que por completo como uma plataforma digital, sendo assim, o segurado pode consultar se foi convocado pelo INSS ao pente-fino ou ainda para realizar qualquer outra consulta sobre benefícios através da plataforma Meu INSS.

Após realizar o cadastro na plataforma você terá informações do próprio INSS quanto as suas contribuições, benefícios que você recebeu ou recebe, histórico de crédito, agendamento de perícias e também a convocação para o pente-fino.

 

Através das Redes Bancárias

Quando o segurado recebe um benefício, o mesmo recebe através de uma conta bancária, assim a própria rede bancária pelo qual você recebe o benefício poderá notificá-lo para prestar informações, sendo está a sua convocação.

Ou seja, caso o segurado receba algum aviso do banco, será necessário acessar o portal Meu INSS e consultar as informações.

 

Carta de Convocação

A carta de convocação é algo mais tradicional, onde é enviado pelo correio ao endereço do segurado, para que o mesmo se apresente e possa prestar informações quanto ao seu benefício.

Lembre-se é importante consultar se o seu endereço é o mesmo que o INSS possui no banco de dados do instituto. Pelo Meu INSS também é possível alterar seus dados como o próprio endereço.

 

Através de Edital

Caso o INSS não consiga localizar o segurado através dos meios anteriores, para que o mesmo preste informações ou se apresente para a perícia, a convocação poderá ser feita através de edital que é públicado em jornal de grande circulação e também no Diário Oficial da União.

 

Fui convocado e agora?

Caso você tenha verificado que foi convocado para o pente-fino, não é necessário entrar em pânico, a convocação não significa que você perdeu o seu benefício. Apenas que precisa juntar a documentação necessário em que você deu entrada no benefício e comparecer ao INSS para prestar estas informações na data agendada.

O segurado que foi convocado para o pente-fino precisa apenas se atentar ao prazo, pois o mesmo possui 30 dias contados do recebimento da notificação para agendar o atendimento no INSS.

O segurado poderá realizar o agendamento da perícia por meio da plataforma Meu INSS acessando o site gov.br/meuinss ou ainda pelo aplicativo de celular Meu INSS. Por lá basta realizar o login e clicar em “Agendar Perícia” e agendar uma nova perícia.

Também é possível realizar o agendamento da perícia pela central telefônica do INSS nº 135, o atendimento funciona de segunda a sábado das 7h às 22h.

 

Fonte: 29/07/2021