Use seu CPF para consultar benefícios do INSS

Todo segurado do INSS é identificado através de um código numérico. Este número é enviado junto com o cartão de concessão. Trata-se de um código muito importante, pois através dele é possível consultar todos os benefícios do INSS. 

Mas, e se você perdeu este número ou não sabe onde o guardou? Não tem problema. A consulta poderá ser realizada através do seu número de CPF.  Há três maneiras para fazer a consulta através deste documento. Veja: 

  • Fazendo login no Meu INSS;
  • Entrando em contato pelo telefone de Atendimento do INSS 135;
  • Acessando o site da Previdência Social. 

Continue nos acompanhando nesta leitura que vamos explicar o passo-a-passo.

Como consultar meu benefício?

O Portal INSS abrange muitos serviços gratuitos para aposentados, pensionistas e também para os não-segurados. Com o portal MEU INSS é possível conferir informações previdenciárias, realizar agendamentos e solicitações.

Vejamos a seguir como você deve proceder para realizar consultas:

  • Clicar em “Entrar” no INSS, na tela inicial;
  • Inserir o número do CPF e clicar em “Avançar”.
  • Inserir a senha e clicar em “Entrar”;
  • Autorizar o uso de dados pessoais clicando em “Autorizar”;
  • Na página inicial do sistema, é possível conferir uma lista de serviços disponíveis pelo Meu INSS. Para consultar o benefício, basta clicar na opção “Extrato de Pagamento”.

Solicitação de atendimento pelo 135

Você também terá a opção de solicitar o seu atendimento pela Central Telefônica do INSS, pelo telefone 135, nesta ligação você precisará informar o número do CPF e confirmar suas informações cadastrais.

Ressaltando que as ligações feitas por telefone fixo ou público, não terá custos, já através de celulares o custo é equivalente a uma ligação local. O atendimento pelo telefone será de segunda a sábado das 7h às 22h.

Consultas através do site do INSS 

Comece o atendimento clicando na guia do INSS que estará no topo da página, assim no menu à esquerda, escolha a opção “Consulta de situação de benefício” logo toque no botão “acompanhar pedido”  logo em seguida a página será direcionada para o Meu INSS.

Quais os benefícios que posso consultar?

Todos os benefícios pagos pelo INSS podem ser consultados. O que inclui aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, auxílio-reclusão, aposentadoria por idade, simulação de tempo de contribuição, agendamento de perícia, extratos e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também é possível ver o histórico de pagamentos em caixa eletrônico e plataforma digital do banco em que se recebe os valores

Para consultar, por exemplo, o pagamento de seu benefício previdenciário, o segurado pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, que reúne os serviços digitais da autarquia. Para começar, é preciso efetuar login com CPF e senha. No caso de primeiro acesso, o usuário deve completar um cadastro. Já na tela inicial, a orientação é clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”.

Feito isso, será possível ajustar o período em que se deseja consultar o pagamento do INSS e clicar em “Buscar”. A partir disso, o segurado obtém o seu extrato de pagamento de benefício ao apertar em “Baixar PDF”. Então, ele consegue verificar os valores recebidos, bem como as datas e o banco em que foi depositado.

O objetivo do site Meu INSS é levar praticidade à vida das pessoas que precisam acompanhar alguma solicitação de benefício e também para aqueles que precisam acompanhar à distância o andamento do processo de concessão. Por isso, aproveite essa comodidade e usufrua.

Fonte: JornalContábil | 19/07/2021