Novas regras do Pix e a Receita Federal

O Banco Central está sempre trabalhando para deixar o Pix mais seguro para todos nós. Por isso, foram criadas novas regras que ligam o Pix à Receita Federal. Se você ou sua empresa têm alguma pendência com a Receita, como CPF ou CNPJ irregulares, as chaves Pix podem ser desativadas.
A ideia é evitar que pessoas mal-intencionadas usem dados falsos para aplicar golpes. Então, fique atento! Se você tem alguma pendência com a Receita, procure regularizar a situação o mais rápido possível para não ter problemas com o Pix. É importante lembrar que essa medida não afeta quem está com tudo em dia.
Além disso, algumas mudanças foram feitas para dificultar a vida dos golpistas, como a proibição de alterar informações de chaves aleatórias e a necessidade de excluir e criar uma nova chave se precisar mudar algo. Fique de olho e use o Pix com segurança!
-
Resolução BCB nº 402/2024: Que trata do Pix Automático e do Pix Agendado.
-
Resolução BCB nº 403/2024: Que também faz parte das alterações recentes.
-
Instrução Normativa BCB nº 491: Que complementa as resoluções.
-
Resolução BCB nº 406 e 407/2024: Que também complementam as alterações recentes.
Se você quiser saber todos os detalhes, pode consultar as fontes oficiais do Banco Central. Lá você encontra as informações completas e atualizadas sobre as regras do Pix.
TBrWeb
Fique sempre em dia!
Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
Obrigações do dia: EFD-Contribuições.
Obrigações do dia: CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
Últimas Notícias
Mercado vira aposta para o Copom e passa a ver corte menor da Selic
As apostas do mercado para a decisão do Copom da próxima semana mudaram de forma importante em poucos dias. O cenário que até a semana passada apar [...]
Saiba mais
Petrobras anuncia reajuste no preço do diesel em meio à escalada do petróleo
A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (13/3), que haverá um novo reajuste no preço do diesel vendido para as distribuido [...]
Saiba mais
Alta do petróleo vai impactar preços de passagens aéreas, diz presidente da Gol
O presidente-executivo da companhia aérea Gol, ?Celso Ferrer, afirmou nesta sexta-feira que o setor aéreo brasileiro tem recursos para ?enfrentar a [...]
Saiba mais

