Novas regras do Pix e a Receita Federal

O Banco Central está sempre trabalhando para deixar o Pix mais seguro para todos nós. Por isso, foram criadas novas regras que ligam o Pix à Receita Federal. Se você ou sua empresa têm alguma pendência com a Receita, como CPF ou CNPJ irregulares, as chaves Pix podem ser desativadas.
A ideia é evitar que pessoas mal-intencionadas usem dados falsos para aplicar golpes. Então, fique atento! Se você tem alguma pendência com a Receita, procure regularizar a situação o mais rápido possível para não ter problemas com o Pix. É importante lembrar que essa medida não afeta quem está com tudo em dia.
Além disso, algumas mudanças foram feitas para dificultar a vida dos golpistas, como a proibição de alterar informações de chaves aleatórias e a necessidade de excluir e criar uma nova chave se precisar mudar algo. Fique de olho e use o Pix com segurança!
-
Resolução BCB nº 402/2024: Que trata do Pix Automático e do Pix Agendado.
-
Resolução BCB nº 403/2024: Que também faz parte das alterações recentes.
-
Instrução Normativa BCB nº 491: Que complementa as resoluções.
-
Resolução BCB nº 406 e 407/2024: Que também complementam as alterações recentes.
Se você quiser saber todos os detalhes, pode consultar as fontes oficiais do Banco Central. Lá você encontra as informações completas e atualizadas sobre as regras do Pix.
TBrWeb
Fique sempre em dia!
Obrigações do dia: 20/Maio/2026 – 4ª Feira.
Obrigações do dia: COFINS/CSLL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.
Obrigações do dia: COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.
Obrigações do dia: FGTS | Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
Últimas Notícias
Dados de segurados do INSS vazam após falha de segurança
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Uma falha de segurança na plataforma digital do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permitiu o vazamento [...]
Saiba mais
Inscrições para capacitação sobre Reforma Tributária terão cadastro unificado a partir do 3º módulo
A capacitação sobre a Reforma Tributária promovida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Receita Federal do Brasil ( [...]
Saiba mais
Aneel confirma contratação de termelétricas em leilão de capacidade
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta quinta-feira (21/5), a contratação de termelétricas no âmbito do leilão de [...]
Saiba mais

