Direito à Amamentação

Elencamos os principais aspectos do direito à amamentação no Brasil.

  • Direito da criança:

    • O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante o direito da criança ao aleitamento materno.
    • O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e a amamentação continuada até os 2 anos ou mais.
  • Direito da mãe:

    • A mãe tem o direito de amamentar seu filho em qualquer local público ou privado, sem sofrer constrangimentos.
    • A Lei nº 11.770/2008, que criou o programa Empresa Cidadã, garante a extensão da licença-maternidade para 180 dias, o que facilita a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida do bebê.
    • A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que as empresas devem oferecer locais adequados para a amamentação ou permitir que a mãe faça pausas durante a jornada de trabalho para amamentar ou extrair leite.
    • O Ministério da Educação, em portaria publicada em maio, garante a todas as mães lactantes o direito de amamentar em todas as instituições federais de educação.  
  • Importância do aleitamento materno:

    • O leite materno é o alimento mais completo e nutritivo para o bebê, protegendo-o contra diversas doenças.
    • A amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho, promovendo o desenvolvimento emocional e físico da criança.
    • A amamentação também traz benefícios para a saúde da mãe, como a redução do risco de câncer de mama e de ovário.

Recursos úteis:

  • Ministério da Saúde: Informações sobre aleitamento materno e direitos da mãe e da criança.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Lei que garante os direitos da criança, incluindo o direito ao aleitamento materno.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria: Informações sobre os direitos da mulher trabalhadora que amamenta.

É fundamental que as mães conheçam seus direitos e que a sociedade como um todo apoie e incentive a amamentação.


TBRWEB

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: 23/Janeiro/2026 – 6ª Feira

Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.

Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.

Obrigações do dia: COFINS.

Obrigações do dia: PIS/Pasep.

Últimas Notícias

Exportações de carne bovina devem ficar estáveis em 2026, apesar de restrições da China

As exportações de carne bovina do Brasil deverão permanecer estáveis ??em 2026 em comparação com o ano passado, segundo a Abiec (Associaç [...]

Saiba mais   

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank

O Banco Central (BC) decretou a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento, instituição controlada pelo [...]

Saiba mais   

Bolsa bate recorde e fecha acima dos 166 mil pontos pela primeira vez

As incertezas no mercado internacional não afetaram a bolsa brasileira, que bateu recorde e fechou acima dos 166 mil pontos pela primeira v [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias