DCTF MENSAL | Extinção

A DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) mensal foi extinta para fatos geradores a partir de janeiro de 2025.

A DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) substituiu a DCTF mensal para a maioria dos tributos federais. Essa substituição ocorreu de forma gradativa, e a partir de janeiro de 2025, com a entrada em vigor do MIT (Módulo de Inclusão de Tributos) na DCTFWeb, a DCTF mensal (PGD) não é mais utilizada para declarar débitos federais, incluindo o IRPJ e a CSLL.

Para períodos de apuração até dezembro de 2024, caso haja necessidade de apresentar declarações originais ou retificadoras, ainda se utiliza a DCTF (PGD) e a DCTFWeb, conforme as regras da Instrução Normativa RFB nº 2.005/2021.

A Instrução Normativa RFB nº 2.237/2024, que dispõe sobre a DCTFWeb, formalizou a substituição da DCTF pela DCTFWeb a partir dos fatos geradores de janeiro de 2025.

Portanto, respondendo diretamente à sua pergunta, não existe mais a DCTF mensal para fatos geradores a partir de janeiro de 2025. A DCTFWeb, com a inclusão do MIT, é a declaração utilizada para informar os débitos federais.

Links das leis pertinentes:

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)

Obrigações do dia: Previdência Social (INSS) - Contribuinte individual, facultativo e segurado especial optante pelo recolhimento como contribuinte individual.

Últimas Notícias

FGC já pagou 92% das garantias a credores do Banco Master

O Fundo Garantidor de Créditos FGC já desembolsou R$ 37,2 bilhões para honrar garantias a credores do Banco Master, o equivalente a 92% do total es [...]

Saiba mais   

Consórcio ganha força na compra de motos; mais de 50% optam por modelos 0km

A motocicleta se consolida cada vez mais como alternativa de mobilidade e fonte de renda no Brasil — e o consórcio tem se destacado como caminho vi [...]

Saiba mais   

Ibovespa recua após carnaval e dólar opera em alta nesta quarta-feira

O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira de cinzas (18/2), após o feriado de carnaval. Por volta das 15h30, o índice recuava 0,38%, aos 185.734 [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias