DCTF MENSAL | Extinção

A DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) mensal foi extinta para fatos geradores a partir de janeiro de 2025.

A DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) substituiu a DCTF mensal para a maioria dos tributos federais. Essa substituição ocorreu de forma gradativa, e a partir de janeiro de 2025, com a entrada em vigor do MIT (Módulo de Inclusão de Tributos) na DCTFWeb, a DCTF mensal (PGD) não é mais utilizada para declarar débitos federais, incluindo o IRPJ e a CSLL.

Para períodos de apuração até dezembro de 2024, caso haja necessidade de apresentar declarações originais ou retificadoras, ainda se utiliza a DCTF (PGD) e a DCTFWeb, conforme as regras da Instrução Normativa RFB nº 2.005/2021.

A Instrução Normativa RFB nº 2.237/2024, que dispõe sobre a DCTFWeb, formalizou a substituição da DCTF pela DCTFWeb a partir dos fatos geradores de janeiro de 2025.

Portanto, respondendo diretamente à sua pergunta, não existe mais a DCTF mensal para fatos geradores a partir de janeiro de 2025. A DCTFWeb, com a inclusão do MIT, é a declaração utilizada para informar os débitos federais.

Links das leis pertinentes:

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.

Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.

Últimas Notícias

Azul convoca assembleia geral para deliberar grupamento de 150 mil ações para uma

4 Mar (Reuters) – A companhia ?aérea Azul (AZUL53) ?disse na noite de terça-feira ?que convocou uma assembleia geral de acionistas para ?deliberar [...]

Saiba mais   

Petrobras não é autossuficiente para nossa demanda’, diz economista sobre impacto da guerra

“É uma guerra que tem um fundamento bélico, mas um reflexo econômico”, analisou o economista Hugo Gabe no Hora News desta terça [...]

Saiba mais   

Caixa retoma financiamento para imóveis acima de R$ 2,25 milhões

A modalidade, enquadrada no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), estava suspensa desde outubro de 2024 para contratações individuais. À época, o b [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias