Metas | Como coordenar uma equipe para alcançar resultados

Considera-se um bom líder aquele que motiva e coordena sua equipe aplicando de forma eficaz suas habilidades, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar suas metas. Para motivar e coordenar uma equipe é preciso que o líder e a equipe saibam exatamente quais são as metas a serem alcançadas. Por isso, o líder precisa indicar claramente suas metas, verificar se são realistas e informar corretamente sua equipe.

Defina claramente as metas

O líder deve ser capaz de identificar cada uma das etapas nas quais esteja trabalhando com sua equipe - pessoais, de departamento e organizacionais, bem como aquelas de curto, médio e longo prazo. Não basta apenas ter uma ideia aproximada. Se for só isso parece muito vago e abstrato, e possivelmente não terá o apoio ou sentido de comprometimento da equipe.

É preciso que se saiba exatamente aonde se quer chegar, como chegar e quando chegar. Também é primordial que todas essas metas sejam consistentes e se complementem, ou seja, que todos estejam seguindo na mesma direção.

Confira se as metas são realistas

O líder deverá definir metas pessoais a serem atingidas por indivíduos, e por equipes, as quais por sua vez, irão combinar-se de forma que o departamento e/ou a empresa alcancem as metas gerais.

Para que a equipe se sinta motivada em relação a essas metas, elas devem ser desafiadoras, e exigirem o suficiente para estimular as pessoas, a fim de proporcionar a mais completa utilização de suas habilidades.

Deve, também, ser específicas, de modo que o progresso possa ser avaliado e verificado e, quando necessário, as correções possam ser efetivadas. Igualmente importante, elas devem ser atingíveis, mas somente dentro dos limites de trabalho e do desempenho, pois o fracasso é desmoralizante, podendo ter um efeito desfavorável sobre o indivíduo e sobre os colegas de trabalho.

Informar sua equipe

Uma vez ciente de suas metas e de quais serão direcionadas para quais indivíduos, o líder deve certificar-se de que elas estejam bem explanadas e claramente compreensíveis para todos os envolvidos.

Cada pessoa e cada equipe devem possuir metas a atingir. Da mesma forma, as pessoas precisam ser informadas acerca dos padrões específicos a serem seguidos.

Convém explicar as razões de cada instrução e tentar chegar a um acordo em todas as oportunidades: uma equipe bem informada e envolvida estará sempre trabalhando melhor e com mais afinco do que o fariam se houvesse um trabalho individual e disperso.

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: 21/Junho/2024 – 6º Feira.

Obrigações do dia: DCTF Mensal | Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais.

Últimas Notícias

Selic em 10,5% anima mercado e decepciona setor produtivo; entenda

Após sete cortes consecutivos, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu nesta quarta-fe [...]

Saiba mais   

MEI’s Poderão Ter Direito Ao Seguro-Desemprego

O Governo Federal avalia novas propostas que podem beneficiar diretamente os Microempreendedores Individuais (MEIs). Entre os possíveis bene [...]

Saiba mais   

Copom: voto unânime na Selic em 10,5% pode embaralhar sucessão do BC

“Manteu”, como todo mundo esperava. E por unanimidade, como todo mundo torcia. Os nove integrantes do Copom votaram pela manutenç [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias