Comercial - Compra e Venda com Reserva de Domínio

COMPRA E VENDA COM RESERVA DE DOMÍNIO
   

Por este particular instrumento de contrato de compra e venda com reserva de domínio, firmado, de um lado, pela .......... (qualificar), e de outro lado por .......... (qualificar), aqui denominados a primeira VENDEDORA e o segundo COMPRADOR, é justo e contratado o seguinte:
 
1ª - A VENDEDORA vende e o COMPRADOR se compromete a pagar as mercadorias (especificar) constantes na nota fiscal n° .........., pelo preço de R$ .......... prestações mensais, iguais e consecutivas, vencendo-se a primeira no dia .......... .
 
2ª - O COMPRADOR obriga-se a efetuar o pagamento das prestações referidas na cláusula 1ª, no vencimento, no estabelecimento da VENDEDORA, independentemente de qualquer aviso, notificação ou interpelação, judicial ou extra-judicial.
 
3ª - A falta de pagamento de três prestações, sucessivas ou intercaladas, determinará o vencimento antecipado das demais prestações, podendo a VENDEDORA cobrá-las por via judicial, em ação de execução, cobrando o saldo devedor, juros de mora, custas e outras despesas, além de honorários advocatícios arbitrados em 20% sobre o valor do débito.
 
4ª - Para o COMPRADOR, servirá de prova de pagamento das prestações a quitação lançada nos recibos, no carnê de pagamento ou na duplicata, por autenticação mecânica da máquina registradora.
 
5ª - Os juros de mora serão computados à razão de 12% ao ano, a partir da data de vencimento de cada prestação.
 
6ª - Ocorrendo um atraso superior a 15 dias no pagamento de uma prestação, será cobrado do COMPRADOR uma taxa de 2% ao mês sobre o valor da prestação, a título de despesas de cobrança.
 
7ª - Ficar reservado à VENDEDORA o exclusivo domínio das mercadorias objeto do presente contrato, até a liquidação da duplicada emitida e aceita da venda, havendo as partes aceito o pacto de reserva de domínio, ficando a VENDEDORA com a faculdade de optar pela integração de posse das mercadorias e ou promover a competente ação de execução.
 
8ª - É assegurado à VENDEDORA o direito de ceder ou transferir os direitos e ações que lhe cabem no presente contrato, dispensado o prévio consentimento do COMPRADOR.
 
9ª - Ocorrendo rescisão deste contrato por culpa do COMPRADOR, efetuar-se-á a avaliação do objeto restituído para verificar a sua depreciação, sendo descontado o valor restante o valor das prestações vendidas e não pagas, acrescido dos encargos de financiamento.
 
10ª - As dúvidas que surgirem serão resolvidas na conformidade da legislação vigente.
 
11ª - Como fiador e principal pagador, solidário com as obrigações assumidas pelo COMPRADOR, assina também o presente contrato o Sr.________.
 
12ª - Para todas as ações decorrentes do presente contrato, é eleito o foro desta cidade.
   
E, para firmeza do justo e contratado, assinam o presente instrumento em duas vias de igual teor e forma, com as testemunhas abaixo.

   
_____________, ____ de ____________ de ____

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: 15/Dezembro/2025 – 2ª Feira.

Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.

Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.

Obrigações do dia: CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.

Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.

Últimas Notícias

Governo e bancos apertam cerco a golpes digitais

O governo federal e o sistema financeiro deram início a uma nova ofensiva contra fraudes digitais no país. O Ministério da Justiça e Segurança Públ [...]

Saiba mais   

Ataque de clique zero pode excluir todos os arquivos do Google Drive do usuário

Um ataque de clique zero direcionado ao navegador Comet, da Perplexity AI, pode excluir todo o seu conteúdo armazenado no Google Drive nu [...]

Saiba mais   

Dólar opera em queda superior a 1% nesta quinta, após decisão do Copom

O dólar amanheceu em queda na manhã desta quinta-feira (11/12), um dia após o Comitê de Política Monetária (Copom) decidir sobre a manutenção da ta [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias