Caminhada | Tudo fica mais leve

Tão próxima da gente e tão distante em nossas escolhas. Caminhar é simples e eficaz para combater o sedentarismo. Acompanhada de uma boa alimentação, ajuda a emagrecer. Ajuda no controle do colesterol e da diabetes. Reduz o estresse. Deixa os ossos mais fortes. Fortalece os músculos. Melhora a respiração. Oxigena o cérebro e aumenta a circulação do sangue. Acelera o metabolismo. O coração funciona mais leve. Melhora a imunidade do corpo. Ajuda a ter um sono tranquilo e renovador.

A caminhada afasta a depressão e reduz a ansiedade. Quando caminhamos, o organismo libera endorfina, hormônio responsável pela alegria, relaxamento, bem-estar e humor. Por causa de todos esses benefícios, a disposição para o trabalho é redobrada e o praticante ganha em qualidade de vida. É o tipo de exercício que não exige preparos especiais. Pode ser realizado no campo, no parque, na rua, em ginásios. Basta colocar uma roupa leve, um tênis adequado e acelerar o passo um pouco acima do normal, para queimar calorias.

Para alcançar todos esses benefícios, é necessário caminhar frequentemente em dias alternados, durante uma hora. O principiante pode reduzir esse tempo conforme suas condições físicas. A caminhada é recomendada a todos por ser um exercício preventivo. Mas é recomendado principalmente para adultos aparentemente saudáveis e em especial idosos, pacientes portadores de doenças cardíacas, doenças metabólicas, obesidade e excesso de triglicérides.

Há um aspecto social que precisa ser levado em conta. Caminhar é divertido. Pode se tornar um hábito. O passeio coloca você em contato com outras pessoas e facilita novas amizades. A vida se torna mais divertida. Antes de se tornar um praticante da caminhada, consulte o seu médico. Certamente ele vai estimular ainda mais a iniciativa. Seus amigos vão perceber logo a diferença.

1. A duração de uma caminhada pode variar de 30 a 60 minutos, não incluindo o aquecimento e a fase de desaquecimento.

2. Em indivíduos com baixa capacidade funcional, deve se iniciar com duração de 10 a 15 minutos, em dias alternados. A cada semana, acrescentar 5 a 10 minutos na duração total.

3. O efeito da caminhada só é obtido para uma intensidade de no máximo de 7 km/hora. Após essa marca, se o corpo se adapta ao esforço é preciso aumentar a intensidade.

Leia mais: Nuno cobra, A semente da Vitória.

Últimas Notícias

Poupança tem retirada líquida de R$ 23,5 bilhões em janeiro

O saldo da aplicação na caderneta de poupança caiu em janeiro, com registro de mais saques do que depósitos. As saídas superaram as entradas e [...]

Saiba mais   

5 anos de Open Finance: tecnologia avança, mas falta confiança do usuário

Cinco anos após entrar em vigor no Brasil, o Open Finance — sistema que permite o compartilhamento de dados financeiros entre instituições mediante [...]

Saiba mais   

Planos de saúde encerram 2025 com mais de 53 milhões de beneficiários, aponta ANS

Os planos de assistência médica somaram 53.180.646 beneficiários em dezembro de 2025, segundo dados enviados pelas operadoras à Agência Nacional de [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias