Caminhada | Tudo fica mais leve
Tão próxima da gente e tão distante em nossas escolhas. Caminhar é simples e eficaz para combater o sedentarismo. Acompanhada de uma boa alimentação, ajuda a emagrecer. Ajuda no controle do colesterol e da diabetes. Reduz o estresse. Deixa os ossos mais fortes. Fortalece os músculos. Melhora a respiração. Oxigena o cérebro e aumenta a circulação do sangue. Acelera o metabolismo. O coração funciona mais leve. Melhora a imunidade do corpo. Ajuda a ter um sono tranquilo e renovador.
A caminhada afasta a depressão e reduz a ansiedade. Quando caminhamos, o organismo libera endorfina, hormônio responsável pela alegria, relaxamento, bem-estar e humor. Por causa de todos esses benefícios, a disposição para o trabalho é redobrada e o praticante ganha em qualidade de vida. É o tipo de exercício que não exige preparos especiais. Pode ser realizado no campo, no parque, na rua, em ginásios. Basta colocar uma roupa leve, um tênis adequado e acelerar o passo um pouco acima do normal, para queimar calorias.
Para alcançar todos esses benefícios, é necessário caminhar frequentemente em dias alternados, durante uma hora. O principiante pode reduzir esse tempo conforme suas condições físicas. A caminhada é recomendada a todos por ser um exercício preventivo. Mas é recomendado principalmente para adultos aparentemente saudáveis e em especial idosos, pacientes portadores de doenças cardíacas, doenças metabólicas, obesidade e excesso de triglicérides.
Há um aspecto social que precisa ser levado em conta. Caminhar é divertido. Pode se tornar um hábito. O passeio coloca você em contato com outras pessoas e facilita novas amizades. A vida se torna mais divertida. Antes de se tornar um praticante da caminhada, consulte o seu médico. Certamente ele vai estimular ainda mais a iniciativa. Seus amigos vão perceber logo a diferença.
1. A duração de uma caminhada pode variar de 30 a 60 minutos, não incluindo o aquecimento e a fase de desaquecimento.
2. Em indivíduos com baixa capacidade funcional, deve se iniciar com duração de 10 a 15 minutos, em dias alternados. A cada semana, acrescentar 5 a 10 minutos na duração total.
3. O efeito da caminhada só é obtido para uma intensidade de no máximo de 7 km/hora. Após essa marca, se o corpo se adapta ao esforço é preciso aumentar a intensidade.
Leia mais: Nuno cobra, A semente da Vitória.
Fique sempre em dia!
Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
Obrigações do dia: PIS/Pasep.
Obrigações do dia: COFINS.
Obrigações do dia: IPI | Imposto sobre Produtos Industrializados.
Últimas Notícias
Após sete altas seguidas, dólar cai 0,95% e fecha em R$ 5,53
Após vários dias de turbulência, o mercado financeiro teve um dia de trégua. O dólar caiu quase 1% depois de sete altas consecutivas. A bolsa de va [...]
Saiba mais
Prévia de 0,25% mostra inflação de 2025 dentro da meta do governo
A prévia da inflação oficial de dezembro ficou em 0,25%, resultado que faz o acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo [...]
Saiba mais
Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que o ano de 2026 começará sem custo extra na conta de energia para [...]
Saiba mais

