Sono tranquilo | Fundamental a uma vida saudável

A noite mal dormida gera irritabilidade, falta de concentração e baixa coordenação.

O sono é fundamental a uma vida saudável. O corpo não precisa apenas dormir, mas também, sonhar. O sonho é um mecanismo de reorganização da mente. Durante a noite ele dá vazão às emoções internas. O sono, portanto, equilibra a consciência e habilita o corpo para o bom desempenho das atividades domésticas e profissionais.

É preocupante saber que mais da metade dos brasileiros dizem dormir mal, seja por variação na qualidade do sono, seja por insônia. Além dos problemas de saúde adversos decorrentes da mente que não descansa, a irritabilidade, a falta de atenção e de coordenação são algumas consequências desse desequilíbrio, que comprometem sobremaneira a capacidade de concentração na hora de resolver questões técnicas e operacionais.

Não se deve esquecer que o relógio biológico é preparado para trabalhar durante o dia e descansar à noite. A inversão dificulta o rendimento e deixa o profissional exposto a problemas de saúde, com desdobramentos imprevisíveis. Por outro lado, as pessoas que dormem bem levam uma vida mais saudável e estão melhor habilitadas para um bom desempenho no trabalho.  

A orientação dos especialistas em saúde é que a pessoa com dificuldades para dormir busque uma solução dentro de si mesma. Caso isso não seja possível, que consulte um profissional em psicologia ou um especialista no assunto. Há várias técnicas que facilitam uma boa noite de sono, como exercícios de relaxamento e meditação. Não ingerir alimentos estimulantes antes de se deitar também é uma orientação básica.

O incorreto e muito arriscado, ao diagnosticar que o sono não está chegando com a facilidade esperada, é encontrar alternativas em bebidas alcoólicas e calmantes. O primeiro só acarretará em mais desgaste ao corpo e à mente. Quanto a medicamentos, não devem ser ingeridos sem orientação médica. O ideal é encontrar alternativas que estejam em sintonia com uma vida saudável.

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: 20/Setembro/2021 – 2ª Feira.

Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.

Obrigações do dia: Cofins/CSL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.

Obrigações do dia: COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.

Obrigações do dia: INSS | Previdência Social.

Últimas Notícias

Jucesp: prazo para constituição de Eirelis termina nesta sexta-feira

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) publicou um comunicado que estabelece sexta-feira (17) como prazo máximo [...]

Saiba mais   

Setor de serviços tem 4ª alta consecutiva e cresce 1,1% em julho, diz IBGE

O volume de serviços cresceu 1,1% em julho deste ano, registrando a quarta alta consecutiva, e chegou ao maior patamar em cinco an [...]

Saiba mais   

Microcrédito de fácil acesso será liberado através do Caixa Tem

O serviço financeiro será disponibilizado para os contemplados pelo Auxílio Emergencial que já tem data para acabar. O [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias