Sono tranquilo | Fundamental a uma vida saudável
A noite mal dormida gera irritabilidade, falta de concentração e baixa coordenação.
O sono é fundamental a uma vida saudável. O corpo não precisa apenas dormir, mas também, sonhar. O sonho é um mecanismo de reorganização da mente. Durante a noite ele dá vazão às emoções internas. O sono, portanto, equilibra a consciência e habilita o corpo para o bom desempenho das atividades domésticas e profissionais.
É preocupante saber que mais da metade dos brasileiros dizem dormir mal, seja por variação na qualidade do sono, seja por insônia. Além dos problemas de saúde adversos decorrentes da mente que não descansa, a irritabilidade, a falta de atenção e de coordenação são algumas consequências desse desequilíbrio, que comprometem sobremaneira a capacidade de concentração na hora de resolver questões técnicas e operacionais.
Não se deve esquecer que o relógio biológico é preparado para trabalhar durante o dia e descansar à noite. A inversão dificulta o rendimento e deixa o profissional exposto a problemas de saúde, com desdobramentos imprevisíveis. Por outro lado, as pessoas que dormem bem levam uma vida mais saudável e estão melhor habilitadas para um bom desempenho no trabalho.
A orientação dos especialistas em saúde é que a pessoa com dificuldades para dormir busque uma solução dentro de si mesma. Caso isso não seja possível, que consulte um profissional em psicologia ou um especialista no assunto. Há várias técnicas que facilitam uma boa noite de sono, como exercícios de relaxamento e meditação. Não ingerir alimentos estimulantes antes de se deitar também é uma orientação básica.
O incorreto e muito arriscado, ao diagnosticar que o sono não está chegando com a facilidade esperada, é encontrar alternativas em bebidas alcoólicas e calmantes. O primeiro só acarretará em mais desgaste ao corpo e à mente. Quanto a medicamentos, não devem ser ingeridos sem orientação médica. O ideal é encontrar alternativas que estejam em sintonia com uma vida saudável.
Fique sempre em dia!
Obrigações do dia: EFD-Contribuições.
Obrigações do dia: CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
Obrigações do dia: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)
Obrigações do dia: Previdência Social (INSS) - Contribuinte individual, facultativo e segurado especial optante pelo recolhimento como contribuinte individual.
Últimas Notícias
Selic pode cair a 12,25% em 2026 e aquecer setor imobiliário
A taxa básica de juros Selic, atualmente em 15% ao ano – maior patamar em quase 20 anos [...]
Saiba mais
Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade
Sancionada nessa terça-feira (13) em cerimônia em Brasília, a segunda lei de regulamentação da reforma tributária teve trechos vetad [...]
Saiba mais
Vendas imobiliárias foram muito bem em 2025
Estudo da DWV, plataforma especializada em inteligência de mercado para o setor imobiliário, analisou mais de 111. 600 mil imóveis ao longo de 2025 [...]
Saiba mais

