Saúde ocupacional | Como vai a saúde na sua empresa?

Saiba que a prevenção reduz custos e melhora a imagem da empresa.

Todos os trabalhadores, braçais ou não, estão sujeitos a ter problemas de saúde decorrentes do ambiente e da rotina de trabalho, principalmente decorrentes dos vícios posturais, má adequação dos móveis ou ferramentas de trabalho, ou pelo excesso de repetição de certos movimentos.

Um grande número de afastamentos e ausências é relativo aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), mal que preocupa os profissionais de RH e de medicina e segurança do trabalho.

A NR-17 (Norma Regulamentadora), que dispõe sobre as condições de trabalho, visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação do trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho.

As condições de trabalho incluem fatores como o levantamento, transporte e descarga de materiais, adequação do mobiliário e dos equipamentos, as condições ambientais do posto de trabalho, e a própria organização do trabalho.

É responsabilidade de o empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.

A Ergonomia é o estudo da relação existente entre o homem e seu trabalho; é a Ciência do Conforto; portanto, um programa de ergonomia deve contemplar:

1• melhoria da imagem da empresa;

2• melhoria da qualidade dos serviços;

3• aumento da disposição para o trabalho e a produtividade;

4• diminuição dos acidentes de trabalho, ausências e afastamento;

5• prevenção das lesões crônicas;

6• diminuição da ansiedade, estresse, fadiga e aumento da autoestima;

7• desenvolvimento da consciência corporal, raciocínio e memória;

8• melhoria do relacionamento interpessoal, integração e espírito de equipe, união e cooperação.

Preocupar-se com a saúde dos seus colaboradores vai além de cumprir as exigências legais. É sinônimo de redução de custos e aumento da produtividade, proporcionando uma vida saudável e de bem estar.

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: 23/Setembro/2021 – 5ª Feira.

Obrigações do dia: ICMS/SCANC | Refinaria de Petróleo e suas bases, nas operações com combustível derivado de petróleo, nos casos de repasse (imposto retido por outros combustíveis).

Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.

Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.

Últimas Notícias

INSS: Associação Nacional dos Médicos Peritos declara ser contra a PL 3.914/2020

A medida prevê que aqueles que entrarem com ações judiciais na busca de contestar as sentenças da Previdência Soci [...]

Saiba mais   

Banco Central decide alta dos juros nesta quarta-feira; entenda os impactos

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), deve anunciar nesta quarta-feira (22) a decisão sobre a m [...]

Saiba mais   

IR: especialistas sugerem que imposto seja calculado de acordo com os gastos de cada família

Nesta terça-feira (21), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados discutiu uma nova forma de c&a [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias