Integração | Comprometimento com a empresa

Interagir em grupo otimiza a qualidade de vida e do produto.

Imagine-se uma pastilha efervescente ao cair em um copo-de-água. Pois é assim que se sente o indivíduo que participa do processo de integração em uma empresa, por meio de atividades sociais e esportivas, encontros, grupos de vivência, entre outros. Participar de ações em grupo dentro de uma empresa impulsiona o profissional e otimiza a produção.

De acordo com o psicólogo Merando Boaventura Santana, a integração pode ocorrer em três momentos: quando há participação devido aos salários (somente por obrigação); envolvimento (quando a pessoa possui certo nível de consciência) e, a mais importante, quando há comprometimento (a participação ocorre de forma voluntária e intuitiva).

"Estas três fases ocorrem tanto em programas de qualidade, quanto em uma integração social entre as pessoas", diz Santana. Para ele, muitos participantes de fato comprometem-se, principalmente quando há sinergia entre o grupo e o propósito da empresa. Como o exemplo da pastilha que, com a embalagem, fica impossível dissolver-se na água. "É preciso eliminar nossas amarras internas", ressalta Santana.

Atividades de integração são recentes no universo empresarial brasileiro. Na década de 1980 havia um mercado fechado e poucas empresas possuíam tarefas nesse sentido. Mas com a abertura de mercado, na década de 1990, a história das corporações modificou e as pessoas passaram a envolver-se mais com as empresas. "Hoje, nenhuma organização sobrevive sem comprometimento", diz Santana.

Para o psicólogo, sem sinergia é impossível competir na atualidade no meio empresarial. "As empresas hoje valorizam o coração voluntário, no sentido de comprometimento com uma causa." Assim, o grupo cria um vínculo que é ponto de solda, unificando as pessoas na eficiência organizacional de uma empresa.

Como fazer

Crie políticas de valorização das pessoas dentro de sua empresa, favorecendo a integração; desenvolva oportunidades de crescimento profissional na empresa (plano de carreira); estabeleça atividades de responsabilidade social e ambiental; faça planos de integração da família dos trabalhadores com a empresa e desenvolva projetos culturais e esportivos.

Exemplos

Uma das formas é a integração da empresa com as famílias dos empregados, sendo para algumas empresas, primordial para o seu bom andamento, permitindo que as famílias dos empregados possam visitar a empresa e passe um período do dia nela. Na maioria das famílias não imaginam como é o dia de trabalho empregado.

Atividades culturais e de lazer proporcionadas aos empregados. A integração ocorre ainda com treinamento para trabalho em equipe, prática de valores, encontros de comunicação e orientação com todos os empregados.

Outra forma de integração nas grandes empresas são os TAGS (Times Auto-Gerenciáveis), grupos organizados na fábrica onde cada um tem a sua função. Já os micro e pequenos empresários podem participar, bem como realizar, campanhas em que haja o envolvimento da sociedade. Diferentemente das grandes empresas, os micro e pequenos empresários podem promover o papel de integração por meio de atividades com os empregados, em ações comunitárias.

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: 28/Março/2024 – 5ª Feira.

Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.

Obrigações do dia: IRPJ/CSL | Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro | Apuração mensal.

Obrigações do dia: IRPJ/CSL | Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro | Apuração trimestral.

Obrigações do dia: CSL | Lucro Real Anual - Saldo 2023.

Últimas Notícias

Consumo dos lares em fevereiro subiu 1,71% ante um ano antes, afirma Abras

O consumo dos lares brasileiros subiu 1,71% em fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com a Associa&c [...]

Saiba mais   

Justiça Permite Isenção De Impostos Em Compras De Até 100 Dólares

Nas últimas semanas, a Justiça anunciou uma nova decisão. Agora, será possível obter isenção de Im [...]

Saiba mais   

Caged de fevereiro esquenta debate do Copom sobre o mercado de trabalho

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) confirmou números “extraordinários”, como havia antecipado o minis [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias