ERP – Organizando o fluxo de informações

A função básica do ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos Empresariais é fazer com que todas as áreas de uma empresa se comuniquem, possibilitando um melhor fluxo de informações e otimizando os processos básicos da organização, através de uma ferramenta tecnológica.

De maneira simplificada, ERP é uma plataforma de software que integra os departamentos de uma empresa, armazenando, processando e organizando as informações geradas nos processos organizacionais, agregando e estabelecendo relações de informações entre esses departamentos.

O ERP mapeia todas as etapas organizacionais de uma empresa, desde um pedido até a produção e a entrega do produto. Facilita o fluxo de informações entre todos os departamentos e suas atividades, tais como fabricação, logística, finanças, recursos humanos, marketing etc., organizando um banco de dados único, numa plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em apenas um ambiente computacional.

A utilização do ERP é indispensável para qualquer empresa que pretenda ser competitiva no mercado, gerando confiabilidade a seus dados, monitorados em tempo real, bem como a diminuição de retrabalhos. As informações trafegam pelos módulos em tempo real. Uma ordem de venda dispara o processo de fabricação, estoque, logística etc.

Ao gerenciar e acompanhar todo o processo de produção, vendas, faturamento etc, a empresa tem mais disponibilidade para planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de produção. Ao controlar e entender melhor todas as etapas que levam a um produto final, a empresa pode produzir de forma mais inteligente, rápida e melhor, reduzindo o tempo que o produto fica parado no estoque. Assim, as decisões estratégicas também ganham uma nova dinâmica.

Fases do processo de implantação do ERP

• Análise dos processos e as práticas do negócio: momento em que a empresa é rigorosamente observada para definir a necessidade de uma solução ERP.

• Configuração da aplicação para a empresa: é o funcionamento da solução e outros aspectos do ambiente.

• Colocação da solução em ambiente de teste, para identificação e correção dos erros e falhas do sistema.

• Treinamento dos profissionais envolvidos no sistema, antes de concluir a implantação.

• Instalação do software na empresa e disponibilização da ferramenta a todos os usuários.

• Avaliação da solução, observando o que é necessário melhorar.

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: 20/Setembro/2021 – 2ª Feira.

Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.

Obrigações do dia: Cofins/CSL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.

Obrigações do dia: COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.

Obrigações do dia: INSS | Previdência Social.

Últimas Notícias

Microcrédito de fácil acesso será liberado através do Caixa Tem

O serviço financeiro será disponibilizado para os contemplados pelo Auxílio Emergencial que já tem data para acabar. O [...]

Saiba mais   

Adicional será pago para quem antecipou o auxílio-doença, veja se você tem direito

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está realizando a revisão dos auxílios-doença que foram liberado [...]

Saiba mais   

Caixa libera 22,8 bilhões de saque do PIS/Pasep, veja quem recebe

Aqueles trabalhadores que exerceram suas funções com careira assinada ou qualquer atividade no serviço público entre 19 [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias