Monitore o ambiente externo

Monitore o ambiente externo

É nele que se encontram possibilidades para mudar o rumo dos negócios.

“Se você não pode com os inimigos, junte-se a eles”. O provérbio, muito conhecido do povo brasileiro, é uma máxima empresarial. Claro que não pode ser levado exatamente ao “pé-da-letra”, mas deve ser analisado com o propósito de que, ao conhecer o seu adversário, será possível mudar o rumo dos seus negócios. Por isso, é importante monitorar o ambiente externo, pois é nele que se encontram as oportunidades e ameaças empresariais.

Assim como existem algumas coisas na vida que não podemos controlar - como clima, preço dos combustíveis, dólar, inflação etc. - também ocorre o mesmo com os concorrentes. É impossível, ainda, prever como e onde estes fatores estarão nos próximos anos ou no próximo mês. Não podemos antever o aparecimento de um concorrente em nosso segmento de mercado ou em nossa área de atuação.

Os fatores que compõem o ambiente externo são considerados importantes para a elaboração do planejamento estratégico de uma empresa, seja indústria, comércio ou qualquer outro tipo de atividade. A característica comum entre estes fatores é a falta de domínio que o empresário pode exercer sobre eles. Caso seja favorável ao negócio, é possível usufruí-los em benefício da empresa. Porém, se indicarem circunstâncias desfavoráveis, de nada irá ajudar.

Importância externa

Se não podemos exercer influência sobre os fatores externos, por que são importantes no planejamento estratégico da empresa? Porque cada fator externo tem influência diferente para cada empresa ou negócio. A sugestão é que cada organização possua uma relação dos fatores, em ordem de importância, facilitando a observação das mudanças. Caso esta relação seja feita em conjunto entre as lideranças da empresa, melhor ainda: é uma boa oportunidade para ajustar os ponteiros, unindo o pensamento de todos.

Inflação, preço dos combustíveis, concorrentes velhos e novos, desemprego, reciclagem, leis e regulamentos, costumes e crenças, entre outros, são fatores que podem influenciar no presente ou no futuro de forma distinta e para diferentes tipos de empresas. Portanto, ao analisar todos os fatores listados, atribua a cada um deles uma nota, conforme o grau de importância no seu negócio.

Painel de negócio

Com os fatores externos listados por ordem de importância, sendo impossível agir sobre suas causas, o próximo passo é a descoberta (decisão) se cada fator pode constituir uma oportunidade ou ameaça aos negócios. Dessa forma, um negócio saudável deve conter um bom número de oportunidades, com menor número de ameaças para seguir uma direção e alcançar um objetivo determinado. Com o painel, entre os fatores externos importantes a serem acompanhados, aproveite para, em alguns minutos, analisar as notícias e captar as tendências mais importantes.

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: 23/Setembro/2021 – 5ª Feira.

Obrigações do dia: ICMS/SCANC | Refinaria de Petróleo e suas bases, nas operações com combustível derivado de petróleo, nos casos de repasse (imposto retido por outros combustíveis).

Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.

Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.

Últimas Notícias

Banco Central decide alta dos juros nesta quarta-feira; entenda os impactos

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), deve anunciar nesta quarta-feira (22) a decisão sobre a m [...]

Saiba mais   

IR: especialistas sugerem que imposto seja calculado de acordo com os gastos de cada família

Nesta terça-feira (21), a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados discutiu uma nova forma de c&a [...]

Saiba mais   

Receita notifica mais de 440 mil empresas optantes pelo Simples Nacional que devem impostos

A Receita Federal enviou notificação para 440.480 empresas brasileiras que estão com impostos em atraso no sistema do Simples [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias