Monitore o ambiente externo

Monitore o ambiente externo

É nele que se encontram possibilidades para mudar o rumo dos negócios.

“Se você não pode com os inimigos, junte-se a eles”. O provérbio, muito conhecido do povo brasileiro, é uma máxima empresarial. Claro que não pode ser levado exatamente ao “pé-da-letra”, mas deve ser analisado com o propósito de que, ao conhecer o seu adversário, será possível mudar o rumo dos seus negócios. Por isso, é importante monitorar o ambiente externo, pois é nele que se encontram as oportunidades e ameaças empresariais.

Assim como existem algumas coisas na vida que não podemos controlar - como clima, preço dos combustíveis, dólar, inflação etc. - também ocorre o mesmo com os concorrentes. É impossível, ainda, prever como e onde estes fatores estarão nos próximos anos ou no próximo mês. Não podemos antever o aparecimento de um concorrente em nosso segmento de mercado ou em nossa área de atuação.

Os fatores que compõem o ambiente externo são considerados importantes para a elaboração do planejamento estratégico de uma empresa, seja indústria, comércio ou qualquer outro tipo de atividade. A característica comum entre estes fatores é a falta de domínio que o empresário pode exercer sobre eles. Caso seja favorável ao negócio, é possível usufruí-los em benefício da empresa. Porém, se indicarem circunstâncias desfavoráveis, de nada irá ajudar.

Importância externa

Se não podemos exercer influência sobre os fatores externos, por que são importantes no planejamento estratégico da empresa? Porque cada fator externo tem influência diferente para cada empresa ou negócio. A sugestão é que cada organização possua uma relação dos fatores, em ordem de importância, facilitando a observação das mudanças. Caso esta relação seja feita em conjunto entre as lideranças da empresa, melhor ainda: é uma boa oportunidade para ajustar os ponteiros, unindo o pensamento de todos.

Inflação, preço dos combustíveis, concorrentes velhos e novos, desemprego, reciclagem, leis e regulamentos, costumes e crenças, entre outros, são fatores que podem influenciar no presente ou no futuro de forma distinta e para diferentes tipos de empresas. Portanto, ao analisar todos os fatores listados, atribua a cada um deles uma nota, conforme o grau de importância no seu negócio.

Painel de negócio

Com os fatores externos listados por ordem de importância, sendo impossível agir sobre suas causas, o próximo passo é a descoberta (decisão) se cada fator pode constituir uma oportunidade ou ameaça aos negócios. Dessa forma, um negócio saudável deve conter um bom número de oportunidades, com menor número de ameaças para seguir uma direção e alcançar um objetivo determinado. Com o painel, entre os fatores externos importantes a serem acompanhados, aproveite para, em alguns minutos, analisar as notícias e captar as tendências mais importantes.

Últimas Notícias

CNH Digital poderá ser usada para identificar candidatos do Enem

A edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com uma série de serviços digitais que facilitam a [...]

Saiba mais   

Wall Street continua otimista com a Coinbase após colapso cripto

A Coinbase caiu vertiginosamente este ano, junto com a queda nos preços do Bitcoin, e viu seu valor de mercado encolher de um pico [...]

Saiba mais   

Balança comercial registra superávit de US$ 8,1 bilhões em abril

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 8,148 bilhões em abril de 2022, queda de 13,9% em relaç&atild [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias