Aprenda a conviver e a trabalhar em equipe
Melhores desempenhos são alcançados com atuação em grupo.
O trabalho em equipe é um conceito cada vez mais valorizado no ambiente profissional. A qualificação, hoje, não está somente baseada no conjunto de capacidades técnicas, mas principalmente na capacidade de organizar, coordenar, inovar, agir em situações nada previsíveis, além de decidir e cooperar com o grupo de trabalho.
A arquiteta Juliana Marcondes conseguiu uma promoção na empresa em que trabalha, ao finalizar com eficiência um projeto em conjunto com 15 pessoas. “Não é nada fácil realizar uma tarefa em conjunto com tantas pessoas, mas com tranqüilidade e humildade foi possível conseguir um grande desempenho”, diz. Segundo ela, esta é a primeira experiência em que pôde colocar em prática o exercício do trabalho em grupo.
A atividade em equipe deve ser entendida como resultado de um esforço conjunto e, portanto, as glorias e fracassos são responsabilidades de todos os membros envolvidos. O trabalho em equipe necessita de artimanhas durante o processo de “negociação”. Ou seja, o resultado do trabalho em equipe depende da capacidade de negociação e de argumentação das pessoas envolvidas, o que implica saber ouvir e ceder diante de razões bem fundamentadas, dados convincentes, informações fidedignas e experiências referendadas.
Dez dicas para trabalhar em equipe
1. Seja paciente. Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas; por isso, é imprescindível ser paciente. Exponha seu ponto de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer.
2. Aceite a idéia do colega de trabalho. Muitas vezes é difícil aceitar que não temos razão, mas é importante reconhecer que a idéia do outro seja melhor que a nossa. Mais importante que o orgulho é o objetivo em comum do grupo.
3. Não critique os colegas. Conflitos podem surgir, mas é importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Critique as idéias, nunca as pessoas.
4. Saiba dividir. É fundamental compartilhar responsabilidades e informações.
5. Trabalhe. Faça sempre o melhor que puder.
6. Seja participativo e solidário. Procure ajudar os colegas sempre que necessário.
7. Utilize o diálogo. Se houver algum problema, sempre recorra a este recurso.
8. Faça planejamento. Quando várias pessoas trabalham em conjunto é natural que haja dispersão. O planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz.
9. Evite a acomodação. Não se deixe cair no "pensamento de grupo". Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes.
10. Aproveite o trabalho em equipe. Afinal, ele é uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas e de aprender com eles.
Fique sempre em dia!
Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
Obrigações do dia: CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
Obrigações do dia: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)
Últimas Publicações
É Obrigatório Emitir Notas Fiscais?
Reforma Tributária de 2025 | Entenda o Impacto no Imposto de Renda da Pessoa Física
Como Ficará o Recolhimento de Impostos com a Reforma Tributária a Partir de 2026?
Reajustes Salariais por Categoria Sindical
Setembro Amarelo | Um Sinal de Alerta para Pequenas Empresas
Últimas Notícias

Combustíveis mantêm preços estáveis apesar da queda do petróleo em agosto
O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) publicou, nesta segunda-feira (15/9), um levantamento que mo [...]
Saiba mais
Queda no preço do arroz preocupa produtores em SC e ameaça geração de empregos
Com a saca cotada a R$ 58 em algumas regiões, setor orizícola alerta para risco de prejuízos e pede medidas do Governo Federal para equilibrar o me [...]
Saiba mais
Google anuncia investimento bilionário em inteligência artificial
A Alphabet, empresa controladora do Google, confirmou nesta terça-feira um investimento de £ 5 bilhões (cerca de R$ 36 bilhões) no desenv [...]
Saiba mais