Construindo a missão da sua empresa

Construindo a missão da sua empresa

É senso comum que todas as pessoas têm uma missão na vida. O mesmo pode ser aplicado às empresas. A grande maioria delas nasce quando o empreendedor iniciante encontra uma maneira de fornecer bens ou serviços ao mercado.

No início, o empreendedor é somente o criador da ideia que, junto com poucas pessoas, trabalha para atender diretamente seu público. Ou seja, todos acabam sabendo “o quê” e “como” fazer para entregar aquilo que o comprador deseja. Assim, a multiplicação desse atendimento leva a organização a crescer.

Porém, o crescimento da empresa, por meio da entrada de novos colaboradores e a estruturação da organização em setores ou departamentos, acarreta um distanciamento natural entre empresário e cliente. É nesse momento que há necessidade de realizar a divulgação da missão da organização.

Todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização, as crenças e valores a serem praticados, além da verdadeira identidade dela. É uma forma dos dirigentes motivarem a sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso inicial.

Embora seja o objetivo de toda corporação com fins lucrativos, o de ganhar dinheiro, isso é apenas a consequência de uma necessidade satisfeita. Como causar essa satisfação é o que deve ser divulgado.

Uma declaração de missão bem elaborada é imprescindível para que o mercado escolha a organização como sua fornecedora e ainda é um importante meio de direcionamento dos colaboradores. Dessa forma, cria-se um meio de contribuir à sua continuidade.

Como fazer

Elaborar uma declaração de missão envolve inspiração, criatividade e muito trabalho. Para fazê-la, não existe uma receita única. O método das tentativas é o mais utilizado. Pode-se iniciar escrevendo frases em uma folha de papel: descreva o que a empresa faz e o que há nela de melhor em relação aos concorrentes, diferenciando-a deles.

A seguir, faça uma lista das principais crenças e valores, considerados fundamentais. A organização também deverá seguir uma linha da qual não abre mão. Exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, inovação etc. Em seguida, tente compor a declaração de missão, juntando frases daquilo que a organização faz com um ou dois valores selecionados, para não ficar extenso.

Uma pesquisa na internet, com exemplos de missão de outras empresas, é uma boa maneira de se inspirar para mais essa viagem em busca das boas práticas empresariais. Após algum tempo de trabalho e reflexão, você consegue elaborar a sua declaração de missão. Parabéns! Agora você pode divulgar a todos a missão da sua empresa. 

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: 20/Março/2025 – 5ª Feira.

Obrigações do dia: COFINS/CSL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.

Obrigações do dia: COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.

Obrigações do dia: FGTS | Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.

Últimas Notícias

Como declarar o aluguel recebido no Imposto de Renda 2025? Veja dicas para inquilino e locador

Declarar corretamente o aluguel recebido no Imposto de Renda 2025 é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal e garantir a con [...]

Saiba mais   

Brasil tem 4ª maior taxa de juro real do mundo após alta da Selic

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos maiores juros reais do mundo, após a decisão do Banco Central de elevar [...]

Saiba mais   

Fazenda: projeção de alta do PIB em 2025 passa de 2,5% para 2,3%

  O Ministério da Fazenda diminuiu a sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro este [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias