Estabeleça objetivos e metas para a sua empresa
Estabeleça objetivos e metas para a sua empresa
O planejamento rumo ao futuro deve ser realista
Um atleta competitivo estabelece os objetivos e as metas que deseja atingir. Esta decisão guiará sua trajetória de treinamento e desenvolvimento, influenciando o seu próprio estilo de vida. O mesmo acontece com uma empresa competitiva: o estabelecimento de objetivos e metas deve ser parte importante do seu planejamento rumo ao futuro, e até mesmo do seu dia-a-dia.
Esse grau de importância é maior quando se trata de empresa com número crescente de colaboradores: enquanto para o atleta a conscientização é individual, para a empresa o fator preponderante no estabelecimento dos objetivos é a sintonia entre as pessoas, dos dirigentes aos colaboradores.
Existem outras boas vantagens em se estabelecer objetivos. Uma delas é despertar a reflexão e a decisão dos responsáveis sobre onde a empresa deseja chegar, quando chegar e como posicioná-la no mercado para facilitar e harmonizar a alocação de recursos.
Para usufruir dessas vantagens, uma vez tendo a decisão, o processo é simples e pode ser realizado por todos os dirigentes. Duas recomendações básicas: se possível, que o nascimento desse quadro de objetivos se origine de um grupo reunido para esse fim, com a participação de pessoas que ocupam posição estratégica na empresa. A outra é que os objetivos definidos sejam formalizados, escritos.
Dessa forma, todos se sentirão responsáveis e poderão aferir os resultados com o passar do tempo. Para os grupos que se formarem, a orientação para estabelecer objetivos de qualidade de forma prática é a utilização da fórmula P-A-R-E-M:
• Possíveis
• Adequados e importantes
• Realizáveis no prazo
• Específicos
• Mensuráveis
Visto que os objetivos devem ser mensuráveis (também podem ser chamados de metas), uma sugestão do ponto de partida é a definição do que se quer medir. Exemplos genéricos do que medir, ou seja, dos indicadores da saúde da empresa:
• Faturamento bruto (R$/mês);
• Receita líquida (R$/mês);
• Receita bruta por colaborador (R$/nº de colaboradores);
• Satisfação de clientes (% satisfeitos/ total);
• Lucro sobre o capital (%);
• Novos clientes (% novos / total), entre outros;
Uma vez escolhidos os indicadores mais representativos do negócio, o passo seguinte é a fixação dos objetivos propriamente ditos, ou seja, quais valores devem ser atingidos por eles e em qual prazo.
Isso feito, ou seja, tendo estabelecido onde e quando chegar, a seqüência é o acompanhamento periódico para saber se os objetivos foram muito ambiciosos, por isso não foram alcançados, ou se foram atingidos e até mesmo superados. Dessa forma, pode-se conhecer a realidade da empresa ou do negócio, e tomar sempre as decisões mais adequadas para aproximar o que temos do que queremos.
Fique sempre em dia!
Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
Obrigações do dia: CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
Obrigações do dia: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)
Últimas Notícias

União pagou quase R$ 7 bi em dívidas para estados e municípios até agosto
As dívidas garantidas de estados e municípios pagas pela União somaram R$ 6,99 bilhões em 2025, considerando o período de janeiro a agosto. Esses d [...]
Saiba mais
IBC-Br recua 0,50% em julho e pressiona expectativas na véspera do Copom
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou retração de 0,50% em julho frente a junh [...]
Saiba mais
Prévia do PIB cai pelo 3º mês seguido e recua 0,5% em julho, diz BC
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, registrou uma queda de 0, [...]
Saiba mais