Afinal, o que é estratégia?

Afinal, o que é estratégia?

A busca de novas ideias poderá gerar bons resultados

Todos nós já ouvimos falar da Muralha da China ou Grande Muralha. Trata-se de uma obra de arquitetura militar com mais de 5.000 quilômetros de extensão, construída pelos chineses no século VII antes de Cristo, para conter a invasão dos povos nômades do norte. É um exemplo de estratégia de defesa utilizada por vários reinados chineses. Hoje, ela é considerada uma das Maravilhas do Mundo Moderno.

Encontramos nesse exemplo os ingredientes básicos para compreender o que realmente é estratégia: uma idéia que se converteu em muitas decisões, que foram transformadas em ações, e que de modo consistente durante muito tempo envolveu milhões de trabalhadores e materiais para produzir o efeito desejado de proteção contra um inimigo da época.

Esses mesmos ingredientes podem estar presentes em estratégias de pessoas ou de empresas. Entre as organizações brasileiras, um bom exemplo de sucesso é o caso da empresa Gol, construída com a estratégia do “transporte aéreo com qualidade e preço baixo”, gerando inúmeras decisões e ações consistentes para atingir o efeito desejado. Uma criação foi a venda de passagens pela Internet, que eliminou custos com funcionários e filiais.

Assim como as grandes, as pequenas e microempresas não só podem como devem também ter as suas próprias estratégias. É desta busca de estratégia adequada que pode vir o oxigênio das boas ideias para enfrentar os concorrentes, aumentando as probabilidades de sucesso.

No livro “A Estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kim e Reneé Mauborgne, é possível pensar em oportunidades alternativas de mercado, nas quais a sua competência e da empresa sejam úteis, partindo para um diferencial que você tenha e que seja único para um determinado grupo de clientes. Dessa forma, é possível nadar sozinho (ou quase) em um oceano azul, e não em um oceano vermelho repleto de concorrentes (tubarões?).

Para desenvolver o seu oceano azul, comece por fazer um conjunto de perguntas a você, a seus sócios, clientes e ao mercado:

·   existem necessidades não satisfeitas? Quais são?

·   que produtos ou serviços poderei oferecer aos clientes atuais e novos?

·   como posso me diferenciar no mercado?

·   quais os problemas que meus clientes têm e que nenhuma outra empresa está oferecendo solução?

·   como somos percebidos pelos clientes e pelo mercado?

·   quais as tendências do mercado? Como posso me adaptar a elas?

 

Não existem fórmulas mágicas para a descoberta da melhor estratégia. O foco nos objetivos a serem alcançados e as muitas tentativas ajudarão você a aproximar-se dos resultados desejados ou, talvez, muito mais próximo deles.

Fique sempre em dia!

Obrigações do dia: 20/Setembro/2021 – 2ª Feira.

Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.

Obrigações do dia: Cofins/CSL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.

Obrigações do dia: COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.

Obrigações do dia: INSS | Previdência Social.

Últimas Notícias

Microcrédito de fácil acesso será liberado através do Caixa Tem

O serviço financeiro será disponibilizado para os contemplados pelo Auxílio Emergencial que já tem data para acabar. O [...]

Saiba mais   

Adicional será pago para quem antecipou o auxílio-doença, veja se você tem direito

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está realizando a revisão dos auxílios-doença que foram liberado [...]

Saiba mais   

Caixa libera 22,8 bilhões de saque do PIS/Pasep, veja quem recebe

Aqueles trabalhadores que exerceram suas funções com careira assinada ou qualquer atividade no serviço público entre 19 [...]

Saiba mais   
Todas as Notícias