TI como estratégia de gestão
TI como estratégia de gestão
MPEs agora podem investir em softwares com mais facilidade
Nos últimos anos, grandes indústrias têm investido fortemente em tecnologia. As soluções ERP (Enterprise Resource Planning) são as mais procuradas, porque integram todo o sistema de produção (desde o abastecimento do estoque, passando pelo chão de fábrica, até as vendas), permitindo que haja controle das informações por parte dos administradores e, por conseqüência, diminuindo os riscos de erros durante a fabricação. As MPEs (Micro e Pequenas Empresas) também estão lutando para conquistar este espaço no mercado.
Mas esta preocupação e capacidade de investimento não se limitam apenas às grandes indústrias. Os micro e pequenos empresários vêm sentindo a necessidade de investir em tecnologia, para melhorar a qualidade do produto final. “Com a competitividade acirrada, e o forte investimento em tecnologia por parte das indústrias, empresas de menor porte sentiram a necessidade de acompanhar os passos das grandes companhias, para não perderem mercado consumidor”, afirma Irineu de Ascenção, diretor de relações institucionais da ACEB (Associação Comercial Empresarial do Brasil).
Apesar da real necessidade de investimento em tecnologia, até pouco tempo, empresas de pequeno porte encontravam dificuldades para adquirir um software de gestão. Alguns destes fornecedores estão facilitando a aquisição por meio do cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que tem o objetivo de financiar investimentos para as micro, pequenas e médias empresas. O BNDES proporciona empréstimos de até R$ 250 mil por meio de bancos emissores (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, entre outros), valor que pode ser pago em até 36 parcelas, com 1% de juros ao mês.
Já existem softwares para diversos tipos de empresas e tamanhos. Hoje isto é comum, sendo possível implantar pacotes com módulos básicos e adequados à maioria das empresas, contendo compras, faturamento, estoque, fluxo de caixa etc. Além da aquisição por meio do cartão BNDES, há também a opção por aluguel (pagamento mensal, de acordo com o número de acessos) ou licenciamento (a empresa compra a licença de uso do software).
Há inúmeros softwares no mercado capazes de atender às exigências de cada empreendimento. Porém, o diretor da ACEB alerta o empreendedor a analisar com cautela quais são suas reais necessidades, para que ele possa optar pela solução adequada aos processos de sua empresa. “Micro e pequenas empresas têm várias opções e facilidades para investir em tecnologia. O que não pode ser deixado de lado é o investimento em consultores de TI (Tecnologia de Informação), capazes de entender o que aquela determinada empresa precisa”, finaliza Ascenção.
Fique sempre em dia!
Obrigações do dia: 20/Março/2025 – 5ª Feira.
Obrigações do dia: COFINS/CSL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.
Obrigações do dia: COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.
Obrigações do dia: FGTS | Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
Últimas Notícias
.png)
Como declarar o aluguel recebido no Imposto de Renda 2025? Veja dicas para inquilino e locador
Declarar corretamente o aluguel recebido no Imposto de Renda 2025 é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal e garantir a con [...]
Saiba mais.png)
Brasil tem 4ª maior taxa de juro real do mundo após alta da Selic
O Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos maiores juros reais do mundo, após a decisão do Banco Central de elevar [...]
Saiba mais.png)
Fazenda: projeção de alta do PIB em 2025 passa de 2,5% para 2,3%
O Ministério da Fazenda diminuiu a sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro este [...]
Saiba mais